- Grau: Bacharelado
- Data de início: Será comunicada antecipadamente por e-mail e/ou telefone
- Duração: 5 anos
- Quantidade de vagas: 60
- Carga horária: 4390 horas / aula
- Modalidade: Educação presencial
Sobre a profissão
É o ramo da engenharia que capta e analisa dados geográficos para a elaboração de mapas. Com base em pesquisas de campo e cálculos, esse engenheiro planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. Ele utiliza dados de diversos sistemas, incluindo os orbitais e aéreos, e os sensores a bordo de embarcações marítimas ou fluviais. Na área de agrimensura, prepara áreas para obras urbanas, de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. Por meio de levantamentos em solo ou por intermédio de fotografias aéreas, satélites e aparelhos de sistema de posicionamento global (GPS), esse profissional mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área. Seu trabalho serve de base para que engenheiros civis tenham as condições necessárias para a construção de prédios, estradas, barragens ou redes de água e esgoto ou de energia elétrica. Apto a orientar projetos de loteamento e a definir o traçado de cidades, costuma prestar consultoria para prefeituras, indústrias e grandes construtoras. Ele atua também na criação, organização e atualização de arquivos de informações geográficas e topográficas.O mercado de trabalho
As prefeituras municipais, principalmente de cidades do interior, costumam requisitar bastante esse profissional. Ele é solicitado para atividades como fazer o cadastro técnico rural e urbano do município e também para atualizar sistemas cadastrais para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As grandes obras, como construção e recuperação de rodovias e exploração de minas, também compõem um mercado interessante para o profissional. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é um tradicional empregador do bacharel. A demanda existe em todo o país, mas é preciso se dispor a trabalhar em locais que nem sempre oferecem infraestrutura adequada.Sobre o curso
Às disciplinas básicas das engenharias, como matemática, física e desenho, somam-se matérias de formação profissional e específicas, relacionadas com a coleta, o processamento, a análise e a representação de dados espaciais. O aluno também aprofunda conhecimentos referentes à geodésia, à topografia, à fotogrametria, ao geoprocessamento, sensoriamento remoto e cartografia. Parte da carga horária do curso é dedicada a práticas de laboratório e à pesquisa de campo. Os alunos também são ensinados a empregar as tecnologias de ponta que serão úteis no domínio de técnicas como o sensoriamento remoto e a fotogrametria digital. Para se diplomar é preciso fazer estágio supervisionado e apresentar um trabalho de conclusão de curso.Fonte: Guia do Estudante Abril
Atividades Complementares
Com o objetivo de complementar a formação, em termos profissionais e de cidadania, a FEAP prevê atividades extraordinárias para disciplinas de caráter geral, profissionalizante e específico, conhecidas como Atividades Complementares. Tais atividades devem garantir ao aluno a oportunidade de realizar uma trajetória autônoma e particular, no desenvolvimento do seu aprendizado. Caberá aos colegiados do curso normalizar as atividades complementares ao longo do tempo de integralização curricular. As atividades complementares serão computadas com equivalência em horas, para efeito de integralização do total previsto para o curso, de acordo com o colegiado do curso.Acesso ao curso
O acesso à Instituição ocorre por meio de processo seletivo, composto de provas de formato tradicional (vestibular), compreendendo as matérias do ensino fundamental e médio. Este processo seletivo, além do caráter classificatório, atua como diretriz para os programas de nivelamento e apoio pedagógico ao discente. A cada ano letivo ocorre a publicação de edital específico do processo seletivo de toda a Instituição, onde consta número de vagas, inscrição e realização dos exames e condições gerais de formação de turmas. O processo seletivo compreende o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).Perfil do Egresso
O egresso do curso de Bacharelado em Engenharia de Agrimensura da FEAP será um profissional capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando de maneira crítica e criativa na solução de problemas, de maneira socialmente responsável, observando o contexto de sua região de atuação e das necessidades da sociedade como um todo. Desta forma, também é capaz de projetar soluções de maneira eficaz ao atendimento das necessidades.
Algumas áreas onde o egresso pode atuar:
- Avaliar propriedades para fins de penhora, hipoteca e solução de litígios que envolvam demarcação territorial;
- Elaborar mapas de áreas submersas com dados obtidos por meio de sonares;
- Levantar dados em cidades para fins de cobrança de tributos. Planejar redes de saneamento básico, de eletrificação e de telefonia;
- Fazer o levantamento planialtimétrico e cadastral para a elaboração de projetos de obras de porte, como viadutos, pontes e estradas;
- Mensurar território e recursos naturais, em ambiente terrestre ou marinho;
- Mapear características de grandes áreas, interpretando imagens de satélites e fotos aéreas;
- Fazer o reconhecimento topográfico e geográfico de uma área por meio de análises de fotografias aéreas;
- Dar apoio de campo para levantamentos aerofotogramétricos e projetos de engenharia, fazendo observações para determinar a posição dos pontos de interesse;
- Planejar linhas de transmissão de energia, demarcar torres em estações e subestações elétricas e estabelecer o assentamento de turbinas geradoras;
- Determinar as coordenadas de acidentes geográficos que serão usadas em planos diretores urbanos ou para a localização e a identificação de locais ou objetos;
- Elaborar cartas e mapas nas áreas terrestre, náutica e aeronáutica;
- Projetar, executar e supervisionar locação de adutoras, aterros, redes e sistemas de água e esgoto;
- Montar bancos de dados sobre áreas urbanas e rurais, processando e selecionando informações coletadas;
- Promover o alinhamento e o nivelamento de máquinas e equipamentos em indústrias e usinas;
Relação de documentos exigidos no ato da matrícula:
- 2 cópias do CPF
- 2 cópias do documento de identidade (RG)
- 2 cópias do título de eleitor
- 1 cópia da certidão de casamento ou nascimento
- 2 cópias do documento de serviço militar (somente para homens)
- 1 cópia do comprovante de residência
- 2 cópias do histórico do ensino médio
- 2 cópias do certificado de conclusão do ensino médio emitido pela delegacia de ensino
- 2 cópias do certificado de conclusão da graduação (se for graduado)
- 2 cópias do histórico de graduação (se for graduado)
- 2 fotos 3x4 recentes
Observações gerais:
- Toda a documentação acima deve ser entregue na secretaria de cursos de graduação da FEAP no ato da matrícula
- Todos os documentos devem estar autenticados em cartório (para os documentos que devem ser entregues em duas cópias, apenas uma deverá estar autenticada) ou acompanhados do original para autenticação na secretaria da instituição.
Para obter maiores informações em relação ao investimento e condições de pagamento deste curso, favor consultar a secretaria de cursos de graduação da FEAP.
GRADE CURRICULAR DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - "PLENO" - BACHARELADO | ||||
---|---|---|---|---|
Ref. | Sigla | Disciplina | Horas/Aula | |
1 | ADMI | Administração Geral | 1° Semestre | 30 |
2 | ALGE | Álgebra Linear | 60 | |
3 | CDI1 | Cálculo Diferencial e Integral I | 60 | |
4 | CIAM | Ciências do Ambiente | 60 | |
5 | FIG1 | Física Geral e Experimental | 60 | |
6 | PRO1 | Projeto Integrador: Bases Fundamentais de Ciências para Engenharia | 60 | |
7 | QTEG | Química Tecnológica Geral | 30 | |
8 | RECO | Redação, Comunicação e Expressão | 30 | |
Somatório de horas/aula - 1° Semestre | 390 | |||
9 | CDI2 | Cálculo Diferencial e Integral II | 2° Semestre | 60 |
10 | ECON | Economia Geral | 30 | |
11 | FGE2 | Física Geral e Experimental II | 60 | |
12 | GEAV | Geometria Analítica e Vetorial | 60 | |
13 | INFA | Informática Aplicada a Engenharia | 30 | |
14 | METO | Metodologia de Pesquisa Científica | 30 | |
15 | PRES | Probabilidade e Estatística | 60 | |
16 | PRO2 | Projeto Integrador: Bases Fundamentais de Ciências para Engenharia | 60 | |
Somatório de horas/aula - 2° Semestre | 390 | |||
17 | CANU | Cálculo Numérico | 3° Semestre | 30 |
18 | DEEN | Desenho para Engenharia | 30 | |
19 | ELEA | Eletricidade Aplicada | 30 | |
20 | FETR | Fenômenos de Transporte | 30 | |
21 | HIDG | Hidráulica Geral | 60 | |
22 | MINE | Mineralogia e Geologia | 60 | |
23 | PRO3 | Projeto Integrador: Bases Fundamentais de Tecnologia | 60 | |
24 | TOP1 | Topografia | 60 | |
Somatório de horas/aula - 3° Semestre | 360 | |||
25 | AGRI | Agrimensura Legal | 4° Semestre | 30 |
26 | CART | Cartografia | 120 | |
27 | DETC | Desenho Topográfico e Cartográfico | 30 | |
28 | GEOD | Geodésia | 90 | |
29 | PRO4 | Projeto Integrador: Tecnologia da Topografia, Cartografia e Geodésia | 60 | |
Somatório de horas/aula - 4° Semestre | 330 | |||
30 | DIAR | Direito e Legislação Agrária e Registral | 5° Semestre | 60 |
31 | HIHI | Hidrologia e Hidrometria | 60 | |
32 | MECS | Mecânica dos Solos | 60 | |
33 | PRO5 | Projeto Integrador: Tecnologia Agrimensúrica e Legal | 60 | |
34 | RES1 | Resistência dos Materiais I | 60 | |
35 | TOP2 | Topografia II | 60 | |
Somatório de horas/aula - 5° Semestre | 360 | |||
36 | BATI | Batimetria | 6° Semestre | 30 |
37 | DTCI | Desenho Topográfico e Cartográfico Informatizado | 60 | |
38 | GEOT | Geotecnia | 30 | |
39 | AFRO | Seminários Temáticos - Cultura afro-brasileira e formação para a cidadania | 30 | |
40 | MABH | Manejo de Bacias Hidrográficas | 60 | |
41 | PRO6 | Projeto Integrador: Tecnologia dos Ajustamentos e Aplicação à Vida | 60 | |
42 | TOPE | Topografia Especial - Precisão | 30 | |
43 | TALO | Transporte e Logística | 30 | |
Somatório de horas/aula - 6° Semestre | 330 | |||
44 | PUTC | Planejamento Urbano, Urbanismo e Traçado de Cidades | 7° Semestre | 90 |
45 | VIAS | Projeto de Infraestrutura de Vias de Transportes Terrestres | 60 | |
46 | PRO7 | Projeto Integrador: Planejamento Urbano e Integração Social das Massas | 60 | |
47 | SEGT | Segurança no Trabalho | 30 | |
48 | TEMC | Tecnologia dos Materiais de Construção | 60 | |
Somatório de horas/aula - 7° Semestre | 300 | |||
49 | IRRI | Irrigação e Drenagem | 8° Semestre | 30 |
50 | PSUL | Parcelamento do Solo, Urbano, Rural e Projeto de Loteamento | 120 | |
51 | PAVI | Pavimento Urbano e Rodoviário | 60 | |
52 | PRO8 | Projeto Integrador: Tecnologia da Qualidade da Vida e Bem Estar Social | 60 | |
53 | SANE | Saneamento Básico | 60 | |
54 | SOCI | Sociologia Aplicada a Engenharia | 30 | |
Somatório de horas/aula - 8° Semestre | 360 | |||
55 | CADA | Cadastro Técnico Multifinalitário | 9° Semestre | 60 |
56 | EST1 | Estágio Supervisionado I | 160 | |
57 | ETIC | Ética e Responsabilidade Social | 30 | |
58 | PRO9 | Projeto Integrador: Avaliações, Perícias e Integração Urbana | 60 | |
59 | TECA | Tecnologias de Monitoramento Ambiental | 30 | |
60 | TOPG | Topografia Aplicada ao Georreferenciamento | 30 | |
61 | TCC1 | Trabalho de Conclusão de Curso I | 60 | |
62 | TRPU | Transporte Público Urbano | 30 | |
Somatório de horas/aula - 9° Semestre | 460 | |||
63 | DIO3 | Disciplina Optativa III | 10° Semestre | 60 |
64 | DIO4 | Disciplina Optativa IV | 60 | |
65 | DIO5 | Disciplina Optativa V | 60 | |
66 | EMPR | Empreendedorismo | 30 | |
67 | EST2 | Estágio Supervisionado II | 160 | |
68 | LIBR | Libras (Disciplina Optativa II) | 30 | |
69 | PROX | Projeto Integrador: Gestão e empreendedorismo | 60 | |
70 | TCC2 | Trabalho de Conclusão de Curso II | 60 | |
Somatório de horas/aula - 10° Semestre | 520 | |||
HORAS/AULA • ENGENHARIA DE AGRIMENSURA | 3800 | |||
Disciplinas Básicas | 1020 | |||
Disciplinas do Núcleo Profissional | 1110 | |||
Disciplinas do Núcleo Profissionalizante | 1230 | |||
Disciplinas do Núcleo Complementar | 440 | |||
TOTAL DE HORAS/AULA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA - "PLENO" | 3800 | |||
O curso de Bacharelado em Engenharia de Agrimensura,
com 3800 horas/aula, deverá ser cursado em
5 (cinco) anos no mínimo,
conforme determinação da Legislação em vigor no
Ministério da Educação - MEC.
"O curso é reconhecido pelo MEC e cadastrado no CREA". Podendo ainda ser cursado em 3 fases - sendo: Curso Sequencial Superior para Complementação em Engenharia de Agrimensura 1 e 2 (cada um com 1600 h/aula), e os dois últimos semestres em Engenharia Plena. |
As avaliações nas disciplinas serão realizadas através de exercícios, trabalhos práticos, relatórios e testes, sendo o grau final de cada disciplina expresso por conceitos apresentados a seguir:
Conceito | Valores |
---|---|
A - Excelente (aprovado) | 9,0 a 10,0 |
B - Bom (aprovado) | 8,0 a 8,9 |
C - Regular (aprovado) | 7,0 a 7,9 |
D - Insuficiente (reprovado) | 0,0 a 6,9 |
O aluno que obtiver conceito inferior a "C" ou freqüência inferior a 75% (setenta e cinco por cento), estará reprovado na disciplina.
Será considerado formado e conferido o Diploma de Bacharel em Engenharia de Agrimensura o aluno que cumprir as seguintes condições:
- Obtenção de 4390 (quatro mil trezentos e noventa) horas-aulas;
- Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em todas as disciplinas;
- Conceito superior ou igual a C em todas as disciplinas;
Além da conclusão das 3790 (três mil setecentas e noventa) horas-aula, está previsto a apresentação, pelo aluno, de um trabalho monográfico, elaborado com a assistência e orientação de um docente, que será submetido a uma banca constituída por 3 (três) membros da área, com a finalidade de avaliar e atribuir-lhe um conceito.
O prazo para a entrega da monografia será de 6 (seis) meses após a conclusão dos créditos e o conceito mínimo para aprovação será C.
FAÇA A INSCRIÇÃO ONLINE PARA O VESTIBULAR