O Profissional em Agrimensura é o responsável pela avaliação das superfícies da terra orientando sobre a melhor forma de uso. É ele quem as classifica para:
- Construção
- Loteamentos
- Prospecções
- Passagens de cabos
- Levantamentos topográficos
- Medições e leituras angulares de terrenos
- Execução de alinhamento
Para fazer seu trabalho, lança mão de uma série de ferramentas incluindo a comunicação via satélite, mas sempre se baseia em fórmulas especiais e cálculos como os geométricos e trigonométricos. É uma profissão pouco conhecida, embora de vasto campo de atuação. Além de tudo o que pode fazer em áreas urbanas, atua também no campo.
Em regiões rurais:
- Drenagens
- Irrigação
- Reflorestamento e obras referentes a pequenas barragens
- Definição de áreas de plantio
- Medição de índices pluviométricos e de vazão dos rios para a construção de sistemas de irrigação
- Saneamento
- Construção de serviços de esgoto e bueiro
Também realiza estudos de aproveitamento de cursos de água nas linhas de transmissão e distribuição de energia e calcula a velocidade dágua e seu deslocamento para a construção de hidrelétricas.
Na área de construção, o Engenheiro de Agrimensura prepara o terreno para o Engenheiro Civil, antes do início das obras. Isso inclui cálculos de fundações e aterros, por exemplo.
Faz parte de suas atribuições preparar a área antes que qualquer obra comece, colhendo e analisando dados sobre superfícies, relevo e contornos físicos. Pode, ainda:
- Executar perícias em serviços judiciais em caso de litígio de divisas
- Desapropriações
- Inventários e documentos de terrenos
Pra desempenhar seu trabalho, usa tecnologia como a geodésia, que determina o formato e o tamanho de grandes áreas utilizando imagens de satélite. Lança mão de sonares quando seu objetivo é mapear zonas submersas, propícias à prospecção de petróleo.
Durante o curso, com ênfase em aulas teóricas, aprenderá química, matemática e física como matérias básicas, além de hidráulica, mecânica de solos, topografia, medição, geoprocessamento dentre outras.
Por conta própria
O Engenheiro de Agrimensura pode trabalhar como autônomo ou abrir seu próprio escritório para oferecer seus préstimos a empresas particulares ou públicas, em regiões urbanas ou rurais.
Pode especializar-se e firmar contratos com escritórios de advocacia, por exemplo, para realizar perícias em territórios que sejam objetos de litígio por falta de demarcação de fronteiras ou suspeitos de fraudes.
Há poucos profissionais voltados para isso, mas seu trabalho tende a se expandir porque interessados em comprar grandes áreas não podem mais confiar em documentação recente. O trabalho do Engenheiro Agrimensor pode ser decisivo, concluindo se há legitimidade na transação.
A empresa pode voltar-se, ainda, para análise de índices pluviométricos e vazão de cursos naturais de água para projetar sistemas de irrigação e/ou drenagem.