Criação do Curso


A criação do curso superior de Agrimensura se deu pela Lei nº 3144 de 20/05/57. Essa lei determina que o curso de Engenharia de Agrimensura seja ministrado em todo o país, em estabelecimentos de ensino superior, oficiais, equiparados ou reconhecidos.

No mês de novembro de 1977, em Araraquara, SP, aconteceu o 1º FÓRUM DE DEBATES DOS ENGENHEIROS AGRIMENSORES, promovido pela Faculdade de Engenharia e Agrimensura. Nessa ocasião foi proposta a reformulação do currículo mínimo para formação do Engenheiro Agrimensor.

A proposta baseou-se na Resolução nº 48/76, do Conselho Federal de Educação - CFE.

Muitos Encontros, Congressos e Simpósios foram realizados.

Houve desenvolvimento em todas as áreas e principalmente na área de Engenharia, o que exigia uma reformulação no currículo do Engenheiro Agrimensor. A tecnologia caminha a passos largos. Os instrumentos usados na topografia ganham nova roupagem, por dentro e por fora.

No campo, a trena, o trânsito, o teodolito taqueométrico, foram substituídos por teodolitos digitais eletrônicos, por distânciômetros. No escritório, as réguas de cálculo, as 'maquininhas' mecânicas, as pranchetas, as penas de nanquim, foram substituídas por micro computadores, por pranchetas eletrônicas, 'plotter', etc.

Os líderes da classe da Engenharia de Agrimensura, com o objetivo de melhor servir a sociedade e as necessidades do país, lutaram para que fosse ministrado, nos cursos de Engenharia de Agrimensura, um currículo mínimo digno e de acordo com as exigências da Engenharia Nacional.

Da semente plantada no Fórum de Araraquara, em novembro de 1977, o fruto só nasceu em 08 de abril de 1985 com a Resolução nº 02/85 do Conselho Federal de Educação, baseada na Resolução nº 48/76, também do CFE.

O novo currículo, com o mínimo conteúdo de 3.690 horas/aula ( sem estágio ), ministrado em 5 anos, tem sua formação na área Civil.


Fonte: CREA-SP